sábado, 12 de setembro de 2009

Norteadores

Entre vários pensamentos sobre o sentimento humano, tenho me colocado como um questionador das coisas do coração. Costumo observar as pessoas e procurar nelas a principal fonte de inspiração, do start psíquico em relação a outra, ou seja, busco entender o que motiva um sentimento, o que faz com que ele seja iniciado.

Em alguns casos percebemos um agente ígneo embasado na química, no sentimeto "fisiológico" que envolve a liberação de vários hormônios na corrente sanguínea e faz com que as pessoas sintam uma sensação de bem estar, euforia e atração. Em outros a química não é primordial, não é o agente causador, "startivo", mas a simples emoção de perceber em alguém algo que tanto desejamos. É como se na nossa mente tivesse quadros e destes quandros surgissem um ideal. Desde então o envolvimento se torna forte, impulsivo e intenso. Por último, poderia citar um envolvimento racional que se baseia na observação do outro, no sentido de sonhos e educação . Um sentimento baseado naquilo que para nós é racinal, o "x + y= z".

Em todos esses tipos de sentimento se oberva algo importante. Se andam isoladamente podem ser classificados ou caracterizados como doentios. O desequilbrio pode levar a fortes danos, pois a escolha se baseia em apenas um norteador. Bom seria se chegassemos a um equílibrio e conseguissemos mesclar os três, a química, a emoção e a razão. Isso é algo difícil, mas não impossível.

Mas... Esse é apenas o princípio. Esta tríade de sentimentos nos mostram apenas o primeiro passo. O segundo é mais árduo, mais duro, pois não depende de algo que nasce, cresce e nos faz sentir-nos honrado, mas pelo contrário. A priori depende de uma pré-disposição em ser alguém para alguém e isso machuca o próprio coração, o ego, pois depende de nós, de desfazermos do nosso orgulho. Afinal "os dispostos se atraem", ou seja, se dispôr é desfazer-se de algo, deixar dos muitos achos em busca do bem comum. A posteriori a honra é percebida no conviver, mas isso fica para outra conversa.

Por isso, a mistura entre os sentidos e a renuncia do "eu" são os principais direcionadores para um relacionamento saudável. Isso não significa que tudo dará certo, mas que há uma grande probabilidade de que isso seja uma verdade.

Se disponha... seja alguém para alguém... Analise e se esvazie, assim encontrará o caminho da salvação, este foi o maior sinal da cruz. "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Nenhum comentário: